Os trabalhos de recuperação do trecho da adutora do Italuís, rompido na manhã desse domingo foram concluídos por volta de 19h. O rompimento foi no Km 40 da BR-135, no Campo de Perizes, por volta de 6h, e foi ocasionado pelo alto grau de oxidação da tubulação que, por conta disso, chega a não suportar pressão do volume de água bombeada para São Luís. Para evitar rompimentos constantes, o sistema tem operado com cerca de 80% de sua capacidade de bombeamento de água tratada, diminuindo a pressão na adutora.
Técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) iniciaram o processo de troca do tubo rompido por volta de meio-dia, depois que toda a área foi limpa. De acordo com o diretor de operação da Caema, Nelson Cavalcanti, a tubulação da adutora no trecho do campo de Perizes está comprometida pelo alto grau de oxidação, por estar exposta e em contato com a área alagada. A umidade constante do terreno provoca o desgaste dos tubos.
“É uma área de muita vulnerabilidade para a adutora devido ao contato da tubulação com o terreno úmido. Infelizmente, esses rompimentos sempre ocorrem, apesar do cuidado que temos em não aumentar a pressão na adutora. Trabalhamos sempre com cerca de 80% da capacidade de bombeamento do sistema. Hoje tivemos que trocar um tubo de 1200 milímetros”, disse Cavalcanti.
Para o diretor-presidente da Caema, Davi Telles, esses problemas de rompimentos da adutora do Italuís, no Campo de Perizes, estão com os dias contados. “Temos expectativa de que este seja o último dos 27 rompimentos já registrados até hoje, desde o primeiro em 2002. Nos próximos meses, entregaremos a obra de remanejamento dos 19Km da adutora correspondentes à extensão do Campo de Perizes”, disse Davi.
Ele acrescentou, ainda, que os trabalhadores da Caema e de empresas prestadoras de serviços montaram uma verdadeira estratégia de guerra para buscar solução para o problema com brevidade. “Parabéns à brava e competente equipe da Caema e demais colabores, liderados pelo diretor de operação, Nelson Cavalcanti, que concluiu os serviços de reparo do trecho rompido em tempo recorde”, acrescentou.
O bombeamento de água para São Luís será reiniciado por volta de 21h deste domingo. A partir de 7h da manhã, o sistema já estará funcionando com as três bombas, passando a normalizar o volume de água na Câmara de Transição, no Tirirical, para distribuição para os reservatórios que abastecem as mais diversas áreas da cidade. O abastecimento nas áreas atingidas será normalizado em até 72 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário