quarta-feira, 9 de setembro de 2015

GOVERNO GASTA COM ASSESSORIA DE IMPRENSA VERBA QUE DARIA PARA SUSTENTAR CINCO HOSPITAIS


Uma das medidas mais polêmicas do governador Flávio Dino (PCdoB) neste primeiro ano de mandato foi a suspensão de um repasse mensal no valor de R$ 100 mil à Prefeitura Municipal de Bernardo do Mearim para manutenção de um hospital construído pelo Governo do Estado. O valor foi questionado porque o Ministério da Saúde não garantia esse tipo de transferência, porque era muito elevado e o Governo estaria disposto, se avaliada a necessidade, mandar R$ 70 mil, mas o Judiciário e o Ministério Público saíram em socorro da população e conseguiram rever a posição do Estado.Fazendo-se as contas, um repasse mensal de R$ 100 mil, daria uma soma anual de R$ 1,2 milhão. Pois bem, por cinco vezes mais do que é para ser destinado a este hospital, voltado basicamente para atendimento de pessoas pobres de Bernardo do Mearim e outros municípios, o Governo do Estado está se dispondo a pagar os serviços de uma assessoria de imprensa para atuação em âmbito nacional. De acordo com edital Nº 003/2015, publicado pela Comissão Central Permanente de Licitação (CCL), a pedido da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o Governo está disposto a pagar R$ 6 milhões ao ano para este serviço de divulgação de suas ações na mídia nacional. O valor mensal, de R$ 500 mil, daria para sustentar cinco hospitais, porém promoção pessoal é mais urgente do que tratar da saúde de gente.
Veja o que diz o edital:

O objeto da presente concorrência é a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de comunicação corporativa, para realização de assessoria em planejamento de comunicação, no relacionamento com a imprensa, na produção de conteúdo e em relações públicas, a serem realizados em território nacional, conforme especificações constantes do Projeto Básico, Anexos e Apêndices deste Edital.
1.2 O valor estimado da contratação é de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais).

Vale ressaltar que o Governo do Estado já conta com duas estruturas nessa área, a Secretaria de Comunicação Social (Secom), chefiada por Robson Paz, e a Assessoria Especial de Imprensa, chefiada por Aline Louise, sendo que esta segunda foi criada justamente para cuidar da imagem pessoal do governador, cabendo à primeira os serviços de comunicação dos demais órgãos públicos.

Também está em fase de fechamento de contratos com as vencedoras - Clara Comunicação e Mallmann Marketing - da licitação das agências de publicidade que venceram licitação da Secom para fazer a publicidade do Governo. Tudo isto, no entanto, parece pouco, pois o Governo ainda necessita, como se vê, de uma assessoria especial para atuar na imprensa nacional.
E tem mais: um segundo edital, de número 04/02015 - CCL, também está recolhendo propostas na área de comunicação. "O objeto da presente concorrência é a contratação de 02 (duas) empresas especializadas em Live Marketing (Marketing Promocional) para a prestação de serviços técnicos de promoção, organização de eventos (nacionais e internacionais) e ações de marketing, para o público externo e interno, compreendendo desenvolvimento de linha criativa e layout das peças e espaços que compõem as ações, planejamento, formatação, organização, coordenação e execução, incluindo nesta o fornecimento de infraestrutura e de material, acompanhamento e implementação de apoio logístico e produção...", diz o edital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário